sábado, 25 de setembro de 2010

CONHEÇA 10 CAUSAS DA CELULITE

1. EXCESSO DE PESO: apesar de não ser exclusiva das mulheres com obesidade, já que as magras também podem desenvolvê-la, a celulite costuma ser mais grave em pacientes com peso acima do ideal.

2. SEDENTARISMO: boa circulação e musculatura ajudam a prevenir a celulite e colaboram com a melhora da pele que apresenta o problema.

3. INGESTÃO DE HORMÔNIOS: os hormônios femininos ajudam a promover o aparecimento da celulite. Quando a paciente usa alguns métodos contraceptivos hormonais, como as pílulas anticoncepcionais, o quadro pode ser piorado.

4. FUMO: o cigarro piora a circulação sanguínea da pele e aumenta a produção de radicais livres, que podem favorecer o aparecimento de celulite.

5. ROUPAS MUITO JUSTAS OU APERTADAS: reduzem a circulação sanguínea e favorecem o acúmulo de líquidos nas áreas de risco de celulite.

6. MÁ QUALIDADE DE SONO: um sono ruim pode contribuir para a liberação de hormônios do estresse, que promovem retenção de líquidos no corpo, favorecendo a celulite.

7. ESTRESSE: como dito anteriormente, situações de saturação emocional podem reter líquidos e, assim, causar celulite.

8. ALIMENTAÇÃO INADEQUADA: dietas não balanceadas e ricas em calorias e/ ou sal ajudam no ganho de peso e na retenção de líquidos que agravam a celulite.

9. BAIXA INGESTÃO DE LÍQUIDOS: pacientes que bebem pouca água ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e, consequentemente, retendo mais líquidos.

10. POSTURA INADEQUADA: é sabido que a postura inadequada interfere na retenção de líquidos e na deposição de gordura no corpo, favorecendo o aparecimento e piora da celulite.

* Informações concedidas pelo especialista em medicina estética Dr. Ademir Jr. - Revista HPC Essencial mar/abr 2010.

Alimentar-se bem e de forma equilibrada deve ser um processo permanente durante todas as fases da vida. Atender às necessidades nutricionais é fundamental para manter-se saudável e bonita.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Celulite - Fique longe delas neste verão


A celulite incomoda sempre, mas durante o verão a preocupação é maior. Por isso, nada melhor que começar a combatê-la antes de começar a colocar as pernas de fora. É no verão que as mulheres querem mostrar a silhueta na praia ou na piscina e, por vezes, são surpreendidas com o efeito "casca de laranja" na pele.
Mas o que acontece para a pele ganhar este aspecto?
A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que faz com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis ( ondulações e retrações ) e nódulos que se manifestam externamente por meio de um aspecto irregular da pele.
Estatísticas apontam que 90% das mulheres sofrem, hoje, com esse mal e, embora não sejam conhecidas todas as suas origens, uma das principais causas são os hormônios femininos, que provocam uma retenção maior de líquido. As regiões mais acometidas são quadris, nádegas e coxas.
A indústria traz, hoje, diversas alternativas de cremes específicos que podem reduzir esse problema. Os cremes têm componentes que ajudam a amenizar o aspecto da pele. Pessoas que apresentam a celulite em grau mais leve e fazem massagem com cremes específicos podem atingir bons resultados. É claro que o tratamento com cremes deve estar aliado a atividades físicas e boa alimentação.
Fonte: Revista Guia da Farmácia - agosto 2010.

Nem sempre a alimentação cotidiana fornece todos os nutrientes necessários ao equilíbrio do funcionamento do organismo.
Na Agafarma você encontra Celluli Solution.
Um produto para tratamento oral, de uso diário, que associado ao complexo protéico hidrolizado e a bioativos selecionados, atinge as camadas mais profundas da derme, atuando de maneira eficaz na redução da celulite, regeneração dos tecidos e hidratação da pele.
Venha até a Agafarma e confira esta novidade!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Rinite Alérgica


O Nariz é um dos componentes das vias respiratórias, sendo o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para execer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa, o qual, ao entrar em contato com alguma substância tóxica desencadeia uma resposta que impedirá essa substância de alcançar os pulmões. Através do surgimento de obstrução nasal, teremos o bloqueio da passagem do agente agressor e, dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Isso é normal e todas as pessoas ao entrarem em contato com alguma substância toxica, apresentam estes sintomas.
Por isso, quando fica gripada, a pessoa apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.
Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é hiperreativa a determinadas substâncias que para uma pessoa normal não despertam nenhuma resposta.
O sistema imunológico das pessoas alérgicas por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que ele precisa proteger o organismo contra sua entrada.´
É  por isso que algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com esta mesma poeira, podem ter rinite e asma.
O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim, com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. Esta característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos tem um filho, a probabilidade dessa criança ser alérgica é de cerca de 50%.No entanto, mesmo, que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode ter manifestações alérgicas, como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergias da pele.A forma mais comum, porém, é a rinite.Cerca de 10 a 25% das pessoas sofrem da rinite alérgica.

Se você tem rinite alérgica ou apresenta algum sintoma parecido, venha até a Farmácia Agafarma e oriente-se com nossos farmacêuticos.
Não tome medicamentos por conta própria.

FONTE: www.portalbrasil.net/medicina_rinite.htm

]

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DURMA FELIZ COM ESTAS DICAS!

A Associação Brasileira do Sono elaborou dez regras que podem contribuir para que você melhore a qualidade do seu sono. Independentemente do problema apresentado, vale a pena seguir:
  1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites.
  2. Vá para a cama somente quando estiver muito sonolento, com sono.
  3. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se; prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada com o ato de dormir.
  4. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário, levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia.
  5. Estabeleça um ritual de relacionamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar.
  6. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos seis horas antes do seu horário de dormir.
  7. Não se alimente próximo ao horário de dormir.
  8. Evite cochilos durante o dia, eles atrapalham seu sono á noite.
  9. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio.
  10. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos quatro horas antes de dormir.
Se mesmo assim você tiver dificuldade para dormir, venha até a farmácia Agafarma e fale com nossos farmacêuticos e conheça alternativas para melhorar muito a qualidade do seu sono.

Fonte: Revista Guia da Farmácia - Agosto 2010