sábado, 13 de novembro de 2010

SIM, É POSSÍVEL EVITAR CÓLICAS!!

A cólica e a tensão pré-menstrual (TPM) são, sem dúvida, grandes alvos de muitas reclamações do universo feminino. Quando não tratadas corretamente, elas podem dificultar, e muito, a vida social e até mesmo profissional da mulher. Mas, felizmente esses problemas podem ser, sim, controlados.

A cólica menstrual é um dos problemas campeões em queixas nos consultórios ginecológicos, e pode ser classificada de duas maneiras: a primária e a secundária.

Na forma primária, geralmente ela passa a ocorrer no segundo ou terceiro ano após a menarca. Os principais sintomas são dores moderadas e espasmos que surgem no início do ciclo menstrual e podem durar de 48h a 72h. Por vezes as cólicas também são acompanhadas de dor nas costas, náuseas, vômitos, diarreia, cefaleia e fadiga.

Esse tipo de cólica é considerado normal e não está relacionado a nenhum tipo de doença. Aproximadamente 40% das mulheres sofrem com esses sintomas, salientando que, nesses casos o tratamento pode ser feito por meio de antiespasmódicos, anti-inflamatórios ou anticoncepcionais hormonais.

Além do tratamento medicamentoso, alguns hábitos de vida podem amenizar essa cólica.

Deve-se praticar exercícios regularmente e ter uma boa alimentação.

Durante os períodos de cólica, não é indicado chimarrão ou refrigerantes que podem aumentar as dores.

Já a dismenorreia secundária pode acontecer em decorrência de uma doença pélvica, como a endometriose. Nesses casos a dor vai aumentando gradativamente e os medicamentos usados para os casos de dismenorreia primária não fazem mais efeito, perdendo a qualidade de vida.

POR QUE A MULHER SENTE CÓLICAS?

De modo geral, o útero é um órgão com tamanho aproximado de 7cm (semelhante a uma pera) que se constitui de camadas chamadas externas, médias ou internas. E é justamente a camada interna que é geradora das desagradáveis cólicas menstruais. Todos os meses essa camada se expande à espera de um embrião. Caso ele não chegue, essa camada começa a se descamar em forma de sangramento, conhecido como menstruação. E, enquanto essa camada interna descama, acontece a liberação de uma substância (prostaglandina) que faz o útero contrair, justamente para eliminar o sangue. Essa contração também comprime os nervos e vasos que passam pelo útero, fazendo com que as mulheres sintam cólicas.

Fonte: Revista Especial Saúde da Mulher - maio,2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário